Veterinário: Após adquirir um agapornis, consulte um veterinário para fazer um check-up na ave e fazer uma consulta de orientação. Nunca automedique seu agapornis ou qualquer outra ave! Eles são sensíveis e podemos perder a ave.
Sempre observe se a ave está sem apetite, com muito sono, não está cantando (ou gritando, no caso dos agapornis), espirros excessivos, coriza ou penas sujas, sua ave pode estar doente! E pode estar relacionada com a higiene.
Eu indico: www.wildvet.com.br

Limpeza e Higiene: O papel da gaiola não deve estar ao alcance da ave, assim eles não conseguem picar o papel sujo ou ter contato com as fezes.
Esse papel deve ser trocado todos os dias para evitar doenças. Os puleiros e brinquedos devem ser lavados com água e sabão neutro toda semana! Crie uma rotina, eu troco os papéis todos os dias de manhã, pois é meu horário mais livre e lavo as gaiolas todo domingo de manhã! Dá certo =) e vale a pena se for pela saúde do seu bichinho!
Obs. Se seu passarinho alcança o papel, não use jornais ou papeis coloridos, como os de revistas. Se não alcançar, use qualquer papel que tenha disponível.

Alimentação: Existem várias marcas de rações específicas para Agapornis, eu tenho preferência pela marca Nutrópica. Sempre coloque uma porção de comida para o dia! Nunca para vários dias, além de ser mais saudável, podemos controlar a quantidade que a ave come e não temos desperdícios.

A farinhada de ovos é um complemento para a alimentação da sua ave, principalmente quando estão mudando de penas ou ficaram doentes recentemente.

Nutropica_Agapornis_Calopsita

Não podemos alimentar as aves com sementes, principalmente semente de girassol, pois 60% da semente é composta de gordura. Isso pode afetar o fígado das aves com o tempo.

Frutas e legumes devem estar presentes na dieta da ave. Os agapornis tendem a gostar bastante de milho. Pimenta vermelha faz bem para eles, por causa do betacaroteno. Sempre ofereça alimentos frescos na parte da manhã e retire no início da tarde, assim não tem risco do alimento estragar ou atrair insetos.

Obs. A única fruta que não podemos dar para nossas aves é o Abacate. E mais, nem tudo que comemos pode ser dado para as aves, nunca ofereça chocolate, café, leite, bolacha, pão, etc. A dieta de ração, farinhada, frutas e legumes já é mais do que completa. Evite comer perto do seu bichinho, eles gostam de imitar tudo que fazemos. Evite problemas futuros.

A água deve ser sempre filtrada e deve ser trocada de uma a duas vezes ao dia. Lembrando sempre de lavar o pote de água a cada troca.

Banho: Somente ÁGUA! Nada de sabão, shampoos, perfumes, nada! A ave produz um pó para as penas que impermeabiliza a pena, evitando que contraiam doenças e deixa as penas sedosas e macias. O uso de qualquer produto químico pode acabar com esse pó.

Tome cuidado com os banhos excessivos, principalmente no verão. O indicado é que eles tomem banho até 3 vezes por semana e sempre no período da manhã.

Só seque sua ave se estiver frio, utilize o secador de cabelo na velocidade e temperatura mínima, para não assustar ou queimar sua ave.

Unhas, Penas e Bico: Não há necessidade de comprar puleiros com lixas ou muito ásperos por causa da unha deles. Se sentir que a unha está muito grande, leve ao veterinário, ele pode dar uma leve lixada. Se tentar cortar sozinho, tome muito cuidado, se cortar demais, pode romper o vaso sanguíneo e sangrar bastante. Se isso acontecer, você vai precisar levá-lo ao veterinário de qualquer forma.

As penas primárias das asas podem ser cortadas para evitar que sua ave saia voando por ai, mas se for uma pessoa cuidadosa, mantiver as janelas sempre fechadas antes de brincar com sua ave, deixe as penas sem corte. Isso evita que a ave tente voar e acabe se machucando. Caso opte por cortar, leve ao veterinário! Ele sabe a melhor forma de cortar para deixar sua ave com equilíbrio. Desse jeito, evitamos acidentes.

Sempre vejo vendendo por ai pedras para a ave bicar, dizem que evita o crescimento do bico. Mentira! Não há necessidade alguma disso tudo. Se observar que o bico da sua ave está crescendo, isso é sinal de doença. Consulte um veterinário. Pedra de cálcio pode fazer mal para o rin da ave, caso ela coma ração extrusava. Excesso de cálcio pode dar problema renal.

Share