Você deve estar se perguntado: “Devo aprender como EU devo me comportar? Não seria como “ensinar o pássaro a se comportar?”
E eu te digo: Não! Haha

Um fator importante na criação de uma ave é a confiança que ela adquire em você. =)

Se você fizer algo que a assuste com frenquência, ela não vai confiar, se apegar ou ser super mansinha com você!

Aqui vão algumas dicas (considero mais como REGRAS) para te ajudar nos primeiros passos:

  • Mova-se devagar! Uma pessoa que se movimenta rápido pode ser considerada como uma predadora. Sim, é normal! Não faça movimentos rápidos. Tem gente que acha engraçado ver um passarinho tentar atacar, mas isso estimula ele a ser assim e não estabelece a confiança entre você e o pássaro. Lembre-se: Você tem que ser lembrado como um amigo, companheiro, parceiro e não como uma ameaça! =D
  • Não grite ou fale muito alto! Fale suavemente, com carinho, calma, leveza, seja sereno! ^^ Bem na paz. Os passarinhos não gostam de barulho ou sons altos. Pode assustá-la e acontecer o mesmo do item anterior, a ave não vai confiar em você! Quanto mais você grita, mais ela vai gritar haha. A ave subentende isso como um comportamento aceitável!
  • Não tenha medo! xD Bicar é um instinto deles, mas quando se sentem ameaçados ou incomodados com algo. Às vezes é só para brincar, mas alguns não sabem medir a força da bicada. É super normal levar algumas bicadinhas de vez enquando. Mas não tenha medo! O passaro sente seu desconforto e percebe que tem algo errado. Isso aumenta as chances de você ser bicado =P Sabe aquela história de energia? Ele sente sua energia e reage. Eu acredito nisso, mas vocês não são obrigados a acreditar haha! Sua insegurança passa insegurança para a ave. Seu medo dá medo para a ave. Se tem dúvidas sobre seu medo, visite alguém que tem ave mansa antes de comprar. Assim você vai sentir na pele se tem medo e vai se acostumando aos poucos!
  • Nunca agite, bata, chacoalhe seu passarinho! =( Me deixa extremamente chateada quando vejo alguém fazendo isso. E também não façam isso com a gaiola!!! Quando você passar a ter esse tipo de atitude, pense bem se você deveria mesmo ter um animalzinho de estimação… Uma vez que ele perder a confiança em você, um abraço! E eu não tiro a razão do bichinho!
  • Eles precisam de brinquedos! Diversão todos querem, inclusive as aves. Dê brinquedos, playgrounds, papel para picar, tudo que tenha risco de machucar seu passarinho. Leia meus posts sobre brinquedos, vai te ajudar a entender do que eu estou falando! =D
  • Siga uma rotina! Um cronograma não faz mal a ninguém, na verdade, faz é muito bem. Seu passarinho vai se comportar melhor quando souber a hora que deve esperar a comida, água, gaiola limpa e, principalmente, o tempo que vai ficar com você! Ele vai ser mais comportado e feliz, pois sabe a hora que deve esperar o que quer.
  • Não passei com seu passarinho fora da gaiola! Apesar de parecer muito fofo a ideia de passear com seu passarinho no ombro por ai, ele pode ser atacado por outros animais, pessoas ou sair voando! Não corra o risco de perder seu amiguinho querido. Se for sair de casa com ele, sempre na gaiola =)
  • Nunca, mas nunca mesmo, aperte seu passarinho! Eles são frágeis, alguns pequenos, delicados… Deixe que ele fique empoleirado no seu dedo ou de pé na palma da sua mão. Não segure com muita força. E se alguma criança quiser pegá-lo, fique de olho bem aberto!!! E dê instruções antes de deixar a criança pegar.
  • Dê uma folga! Dentro do cronograma que criar com seu passarinho, não esqueça de colocar uma “folguinha”. Ele precisa tirar um cochilho, COMER, descansar, brincar sozinho, etc. Sabe aquela hora que você quer assistir TV, ficar na net, ler um jornal? Deixe seu passarinho quietinho na gaiola. Cada um precisa do seu tempo de “privacidade”. Tanto ele quanto você!

E acima de tudo, tenha paciência! Eu sei que às vezes a gente perde a cabeça, pois alguns passarinhos aprontam demais, mas… =] Eles são assim! Um párssaro nasce para ser livre, fazer o que quiser, e já que nós resolvemos ter um dentro de casa, seja muito bom com ele! Muito, mas muito bom mesmo e dê a liberdade que eles precisam de vez enquando.

Muitos beijos!!!

Share